Diante dessa realidade, cada obreiro deve perguntar-se: o que é necessário para o devido equilíbrio entre o organismo e a organização?  O que a igreja pode e deve fazer para suportar a pressão do materialismo, do secularismo, do liberalismo teológico e do mundanismo?  Estas perguntas exigem urgentemente, respostas bíblicas, coerentes e práticas para o exercício pleno da missão da igreja.

Em primeiro lugar, é necessário valorizar o conceito de igreja conforme seu emprego no Novo Testamento

          A declaração de fé das Assembleias de Deus, faz a seguinte declaraçao sobre a verdadeira natureza bíblica da igreja: “CREMOS, professamos e ensinamos que a Igreja é a assembleia universal dos santos de todos os lugares e de todas as épocas, cujos nomes estão escritos nos céus: “À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12.23) … A Igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança.” (Silva, 2017, pp. 119,120).

A palavra igreja originada do termo ‘eklesia’ significa, literalmente, “chamados para fora” e era usada para designar “assembleia” ou “ajuntamento” dos cidadãos de uma localidade na antiguidade grega. Temos uma amostra desse conceito no Novo Testamento. A Igreja é um grupo de pessoas chamadas por Cristo para fora do mundo a fim de serem discípulas de Jesus e pertencer a Ele, ter comunhão com Ele e fazer parte da família espiritual de Deus.

O Pastor e professor Antônio Gilberto faz a seguinte distinção: “Vejamos as duas principais diferenças entre estes dois: (1). Um organismo tem vida; uma organização, não. A Igreja Universal, como o corpo de Cristo, como um organismo, não depende de cerimônias, de reconhecimento, de templos, de estatutos civis, de livro de atas, de livros de rol de membros e coisas semelhantes, mas ela como organização necessita de tudo isso e muito mais, como veremos no desenrolar deste es-tudo. A Igreja Universal permanecerá inabalável quando tudo isso terminar (2). Um organismo tem apenas uma cabeça; uma organização pode ter mais. Como corpo de Cristo, a Igreja tem uma só cabeça que é Ele mesmo. Ela é chamada de corpo porque não só é a expressão visível dele aqui, bem como executa a sua obra e faz o seu querer. Paulo antes da sua conversão estava perseguindo a Igreja aqui na terra, quando do céu Jesus entrou em ação a favor dela, perguntando: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
Perseguindo aos membros da Igreja, Saulo estava perseguindo a Cristo! Ao passo que ela, como organização, tem os seus líderes e dirigentes locais, regionais e nacionais”. (GILBERTO, 2021).

Em segundo lugar, deve-se priorizar sempre a Igreja como corpo de Cristo (Ef 1.21,23)

          Entre as descrições da Igreja em o Novo Testamento, a predileta de Paulo foi a Igreja como o corpo de Cristo. Pode-se afirmar que no pensamento de Paulo, a Igreja não é uma sociedade, é um corpo. O esboço seguinte nos faz ver que a ideia de organismo deve ser priorizada no exrcício da espiritualidade da igreja sem contudo se negligenciar o seu aspecto organizacional: a) O corpo é um (Ef 4.4); b)O corpo tem muitos membros (1 Co 12.12); c)O corpo é de Cristo (Cl 2.16); d)Cristo, a cabeça do corpo, Ef 4.12; Cl 1.18-22); e)O corpo vai crescendo (Cl 2.19); f)O corpo é complemento dEle, Ef 1.23; g)O corpo está sendo edificado, Ef 4.12. h)O corpo deve ser bem ajustado, Ef 4.16.

 

Em terceiro lugar é necessário cumprir cabalmente a sua missão prioritária

A missão prioritária da igreja na terra jamais deve confundida com influência política, ou com outras ações de beneficência. Ainda que os verdadeiros discípulos de Cristo devem também estar comprometidos com a prática das boas obras de ajuda ao próximo, socorro e suprimento das necessidades humanas imediatas, a prioridade da igreja enquanto agente missionário de Deus ao mundo, é a ploclamação do evangelho de Jesus Cristo, as boas novas de salvaçao aos perdidos. Henry C. Thiessen elaborou a missão da igreja em sete itens. Ele diz que o propósito da igreja é “glorificar a Deus, edificar-se, purificar-se, educar seu círculo, evangelizar o mundo, agir como uma força que impõe limites e ilumina o mundo, promover tudo o que é bom”. George Peters, ensina de forma objetiva como pode ser compreendida a  missão da igreja: “A igreja cristã tem a solene obrigação de fazer o seguinte: a)Apresentar a Cristo de forma viva, clara, eficaz e persuasiva ao mundo e ao indivíduo como o Salvador enviado por Deus, o Senhor soberano do Universo e futuro Juiz da humanidade. b)Guiar os povos a uma relação de fé com Jesus Cristo a fim de que possam experimentar perdão dos pecados e renovação de vida. O homem deve nascer novamente, se quiser herdar vida eterna e amizade eterna com Deus. c)Separar e congregar os crentes através da realização do batis-mo, estabelecendo-os em igrejas atuantes. O companheirismo constitui uma parte vital da vida crista.  d)Firmar os cristãos na doutrina, nos princípios e nas práticas da vida, amizade e serviço cristão, ensinando-os a observar todas as coisas. Isso é instrução, a criação de discípulos cristãos, a cristianização do indivíduo. e)Treiná-los a viver no Espírito Santo. Já que a vida cristã contém exigências e ideais sobrenaturais, ela só pode ser vivida através de uma confiança plena no Espírito Santo. Se as lições não forem aprendidas cedo, a vida crista fica cercada de frustração e torpor; a apatia instala-se, ou as pessoas acomodam-se a uma vida cristã anormal. Essa é a tragédia de inumeráveis cristãos que nem mesmo esperam concretizar os ideais bíblicos” (PETERS, 2000, p.260).

 

Em quarto lugar é necessário buscar e preservar os sinais de uma igreja pura conforme as Sagradas Escrituras

         Aqui estão de forma simplificada alguns dos sinais que devem identificar a igreja comunidade dos santos de Deus na terra:

  1. a) Doutrina bíblica (ou pregação correta da palavra); b) Uso adequado das ordenanças bíblicas (batismo e ceia); c) Aplicação correta da disciplina eclesiástica; d) Adoração genuína, Ef 5.18-20; Cl 3.15,17; e) Oração eficaz, At 4.31-35; At 12.5; f) Testemunho eficaz, Mt 28.19,20; Jo 13.34,35; g) Comunhão eficaz, At 2.44-47; h) Governo eclesiástico bíblico, 1 Tm 3.1-3; i) Poder espiritual no ministério, At 1.8; Rm 1.16; 1 Co 4.20; 2 Co 10.3,4; j) Santidade de vida entre os membros, 1 Ts 4.3; Hb 12.14; k) Cuidado pelos pobres, At 4.32-35; Rm 15.26; Gl 2.20; l) Amor por Cristo, 1 Pe 1.8; Ap 2.4.

Em quinto lugar, a igreja, bem como sua liderança, precisa lutar pela preservação da membresia regenerada

Uma membresia regenerada, composta tanto quanto possível de crentes verdadeiros em seu compromisso e sua vida, proporcionaria, pelo menos, as seguintes bênçãos dentro e fora da igreja: “a)Favorece, entre os membros, o crescimento cristão e a obediência ao evangelho. b)Viabiliza, na congregação, o exercício da autoridade dada por Cristo com mais responsabilidade.  c)Assegura a pureza e a unidade da igreja com mais eficácia.  d)Ajuda a distinguir a igreja do mundo, protegendo a sua integridade e credibilidade.  e)Garante o alicerce necessário para a igreja cumprir sua missão em tudo o que Deus espera que ela seja, creia e faça.  f)Ilustra, com mais precisão, as imagens bíblicas da igreja, a qual fornece amor e apoio aos membros nesta vida.  g)Abençoa o ministério dos pastores e permite que os membros usufruam mais de seus esforços.  h)Protege as pessoas de se iludirem quanto ao seu real estado espiritual.  i)Serve, amorosa e honestamente, a membros desobedientes.  j)Ampara as novas gerações ao preservar o legado do evangelho.  k)Exibe a beleza do evangelho e da igreja universal.  l)Proporciona uma maior compreensão e valorização do que significa ser membro por exigir e manter expectativas em relação ao discipulado.  m)Oferece a base necessária para espalhar os desdobramentos do evangelho na sociedade na qual a igreja está inserida.  n)Permite que o evangelho vá mais longe e se espalhe entre as nações.  o)Glorifica e honra a Deus por revelar sua sabedoria entre o povo a quem redimiu”. (BLEDSOE, 2022, pp.315,316).

Em sexto lugar, é necessário manter o padrão elevado na doutrina, na oração e na liderança da igreja

          Em Atos dos apóstolos caps. 2.42-47; 4.31; 6.1-7, está a verdade central daquilo que se pode afirmar que pode ser o segredo do equilíbrio de uma igreja vibrante, equilibrada e cheia do Espírito Santo. A doutrina bíblica é o farol de Deus em meio a escuridão do mundo sem Deus. A oração é arma de ataque e de defesa que Deus colocou à nossa disposiçao em todo o tempo da peregrinação terrena da igreja. E, os líderes que Deus deseja devem ser qualificados (1 Tm 3.1-15) e separados para cuidar da casa de Deus (v.15).

Em sétimo e último lugar, é preciso ouvir o Espírito Santo

É imperiosa a necessidade de se ouvir a voz do Espírito de Deus enquanto se conduz a igreja de Cristo porque ela não é uma empresa, não é uma sociedade limitada, não é um império construído por homens, mas o corpo de Cristo na terra com uma missão de glorificar a Deus e expandir o seu santo Reino. (At 13.1-4; 16.7; Ap 2.7, 11, 17,29; 3.6; 13, 22).

Notas

BLEDSOE, David Allen. Igreja Regenerada. Uma eclesiologia bíblica, histórica e contemporânea. São José dos Campos, SP: Fiel, 2022

BANCROFT, D.D. Teologia Elementar, Doutrinária e Conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2011.

ERICSON, Millard. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 2015

GONÇALVES, José. O corpo de Cristo. Origem, natureza e vocação da igreja no mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2024

GILBERTO, Antônio. Bíblia de Estudo Antônio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 2021

PETERS, George W. Teologia Biblica de Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.260

SILVA, Ezequias Soares da. Declaração doutrinária das Assembleias de Deus. 1ª edição. Rio de Janeiro; CPAD, 2017